Aditivo simbiótico tem eficácia para ampliar a produtividade nos dois segmentos da bovinocultura
Referência brasileira em biotecnologia voltada à nutrição, a BioSyn Saúde Animal anuncia o reposicionamento de um dos principais aditivos alimentares para a bovinocultura. Depois de concluir uma série de testes com resultados superiores da formulação, o simbiótico Plus Advantage passa a ser indicado também para gado de corte.
A mudança busca refletir com mais clareza a versatilidade do produto, que já tinha validação e muita aceitação no segmento de gado leiteiro. De acordo com o Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, a decisão segue uma revisão técnica apoiada por dados de produtividade obtidos em campo:
“Os resultados positivos na produção de leite também foram verificados na cadeia de produção da bovinocultura de corte, com resultados positivos em desempenho zootécnico e melhoria de qualidade de carcaça. Por isso, ao longo dos últimos ciclos, Plus Advantage passou a ser recomendado e utilizado em confinamentos, terminação em pasto e até em sistemas de recria”, explica o diretor técnico da BioSyn, Carlos Kneipp.

Eficácia em múltiplos cenários
Segundo os pesquisadores, a versatilidade do produto se deve à ação simbiótica entre probióticos microencapsulados, prebióticos e outros nutrientes presentes na formulação de Plus Advantage Bovinos.
A composição inclui microrganismos de alta resistência, capazes de sobreviver à passagem pelo trato digestivo e colonizar o ambiente ruminal com rapidez e estabilidade. Inclui ainda prebióticos seletivos, e moduladores fisiológicos, que atuam diretamente sobre a microbiota e a digestão.
Esse conjunto impacta três pilares fundamentais para o desempenho produtivo:
- Estabilidade ruminal, com manutenção do pH e equilíbrio da microbiota
- Aproveitamento de nutrientes, com maior digestibilidade de fibra e amido
- Eficiência alimentar, com melhor conversão de energia e menor variabilidade entre animais
“Esses mecanismos asseguram previsibilidade, constância e resposta prática, mesmo em fases críticas como adaptação ao ambiente, estresse por competições, adaptação à dieta, aumento da produtividade ou mudanças climáticas”, enfatiza Kneipp.
Gado leiteiro: mais produção e saúde
Em estudo conduzido em uma fazenda, com 40 vacas em lactação e produção média de 10.600 litros/dia, o uso do simbiótico Plus Advantage no pré-parto resultou em ganhos expressivos no desempenho pós-parto:
- Aumento de 3,7 litros/vaca/dia no primeiro mês de lactação
- Redução da atividade hepática (ALT e triglicerídeos séricos), indicando menor desafio metabólico
- Tendência de aumento de 21% na contagem de leucócitos totais, sugerindo melhor preparo imunológico
Além disso, ficaram demonstrados os seguintes benefícios do uso de simbiótico via leite em bezerras:
- Aumento de 12% na ingestão média de concentrado
- Redução de 40% nos gastos com medicamentos
- Zero mortalidade no grupo suplementado, mesmo em condições sanitárias desafiadoras
“Esses dados reforçam o papel da modulação da microbiota como estratégia eficiente para aumentar a produtividade, reduzir perdas e promover saúde em sistemas de alta exigência”.
Gado de corte: mais ganho e rendimento
Em avaliações conduzidas com bovinos de corte em terminação, Plus Advantage Bovinos apresentou:
- Ganho médio diário superior em até 130 g/dia
- Maior rendimento de carcaça final
- Homogeneidade: menor variação de índices zootécnicos entre lotes
A resposta é resultado da atuação simbiótica sobre a digestão e o metabolismo, que gera melhor aproveitamento da dieta, maior extração de energia e melhor conversão em ganho de peso:
“O nome mudou porque a aplicação foi ampliada. A performance, essa sim, continua a mesma. Validada em diferentes realidades e reforçada por dados de campo”, destaca a zootecnista Polliany Oliveira, do departamento de Marketing da BioSyn.
A composição completa, indicações de uso e níveis de garantia de Plus Advantage Bovinos estão disponíveis no site oficial da BioSyn Saúde Animal.
Para saber mais sobre os resultados em campo, solicitar atendimento técnico ou adquirir o produto, entre em contato.
EDIÇÃO: LEANDRO CARDOZO DE SOUZA/JP