Todo produtor deve entender como funciona o sistema imunológico das aves, principalmente para garantir um desenvolvimento saudável e aumentar a resistência dos animais frente a diversos desafios.
A nutrição, por exemplo, influencia diretamente o sistema imune das aves, pois determina a sua capacidade de resposta a problemas sanitários. Com um bom conhecimento sobre o assunto, você consegue colocar em prática as melhores estratégias alimentares para construir defesas sólidas.
Neste conteúdo, a Biosyn explicará como funciona o sistema imunológico das aves, desde os primeiros dias de vida até sua maturidade, e também qual é a relação da nutrição para melhorar a performance produtiva. Confira a seguir!
Como funciona o sistema imunológico das aves
Esse sistema possui estrutura e mecanismos que protegem o organismo contra agentes externos. Para isso, ele é dividido em duas partes: imunidade inata e imunidade adaptativa. Mas qual é a diferença entre elas?
O sistema inato tem proteção imediata e não tem necessidade de reconhecimento prévio do patógeno. Está presente em barreiras físicas, como pele e mucosas, além de células como macrófagos e proteínas do sangue. Dessa forma, este mecanismo de defesa atua rapidamente ao detectar a presença de antígenos.
Já o sistema adaptativo é mais complexo e específico. Ele é responsável pela memória imunológica que possibilita o organismo reconhecer patógenos previamente encontrados. Por mais que a resposta seja mais lenta no início, tem maior precisão e durabilidade na proteção. O adaptativo desenvolve anticorpos específicos e células de memórias que possibilitam imunidade duradoura contra agentes infecciosos.
Nas aves, órgãos como o timo, a medula óssea e a bursa de Fabricius influenciam diretamente no desenvolvimento da imunidade. A bursa, por exemplo, é fundamental na produção de linfócitos B, faz o reconhecimento de substâncias estranhas como vírus, bactérias ou toxinas e Produção de anticorpos específicos contra esses antígenos. Ela é bastante ativa nos primeiros dias de vida do animal, desaparecendo com a maturidade.
Outro destaque vai para o trato gastrointestinal, que abriga cerca de 70% do sistema imunológico das aves. A mucosa intestinal e o tecido linfoide associado ao intestino (GALT) produzem citocinas, moléculas que regulam a resposta inflamatória e combatem infecções.
A relação entre nutrição e sistema imunológico das aves
A nutrição é a responsável por fornecer os substratos e as enzimas para a multiplicação celular durante a resposta imune, o que inclui a proliferação de fagócitos e linfócitos. Veja alguns exemplos de nutrientes:
- Lisina: participa da síntese de imunoglobulinas;
- Zinco e cobre: estão envolvidos nas enzimas antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo;
- Vitaminas A, E e C: ajudam na manutenção das barreiras mucosas e na neutralização de radicais livres.
Durante infecções, a demanda por esses elementos aumenta, o que faz com que o organismo redirecione os recursos antes destinados ao crescimento.
Desenvolvimento imunológico em aves jovens
Os pintinhos nascem com o sistema imunológico imaturo e dependem inicialmente da imunidade materna, a qual é transferida através do fluido amniótico e gema de ovo.
Neste caso, a nutrição precoce é importante para o desenvolvimento dos órgãos imunológicos, principalmente para evitar problemas no desenvolvimento intestinal, GALT, bursa de Fabricius e outros componentes imunes.
A alimentação inicial deve incluir proteínas, minerais, vitaminas, prebióticos, probióticos e ácidos orgânicos. Tudo isso acelera o desenvolvimento do sistema imune jovem, pois estabelece as bases para uma resposta imunológica competente ao longo da vida produtiva.
As estratégias nutricionais para a melhoria do sistema imune
A melhor decisão aqui é investir em ingredientes que melhoram o equilíbrio da microbiota e fortalecem as defesas naturais das aves. Para isso, siga com as estratégias abaixo:
- Suplementação com simbióticos e aditivos funcionais: a inclusão de simbióticos (associação de prebióticos e probióticos), ácidos orgânicos, beta glucanas e nucleotídeos proporciona ótimos resultados na saúde intestinal e na resposta imunológica.
Esses compostos modulam a flora intestinal, aumentam a integridade das mucosas e auxiliam na regeneração dos tecidos durante os períodos de estresse. Além disso, reduzem a aderência de bactérias patogênicas ao epitélio intestinal; - Uso do MAN Acid Plus® da BioSyn: é um produto composto por uma cepa exclusiva de Saccharomyces cerevisiae que são ingredientes probióticos microencapsulados junto com ácidos orgânicos, beta glucanas, MOS e nucleotídeos. Ele ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico das aves, especialmente contra as enterobactérias. Sua fórmula favorece o ambiente intestinal e auxilia na absorção dos nutrientes.
Possui embalagens de 25kg. O MAN Acid Plus® é uma opção prática para a suplementação em todas as fases de produção das aves.
Então, conseguiu entender mais sobre a relação do sistema imunológico das aves com a nutrição? Essa compreensão ajuda no desenvolvimento de estratégias alimentares que auxiliam tanto na imunidade quanto na produtividade.
A nutrição adequada fortalece a saúde, melhora o desempenho zootécnico e contribui para a sustentabilidade da produção das aves. Com o uso do MAN Acid Plus®, da BioSyn, é totalmente possível proteger o plantel e valorizar cada etapa do ciclo produtivo.
→ Conheça agora mesmo mais sobre este produto!